Apresentação Notícias Newsletter  
     
  Notícias  
Ver todas as notícias
   
     
 
 
  Hospital da Baleia é destaque em exame nacional
08/12/2011
 
 

O Hospital da Baleia, referência em Minas Gerais no serviço de Ortopedia, foi o segundo colocado no Teste de Avaliação dos Residentes em Ortopedia (TARO) de 2011. Promovido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), por meio da Comissão de Ensino e Treinamento (CET), o TARO é um exame obrigatório e anual que avalia o aproveitamento dos candidatos a ortopedistas no atendimento aos pacientes, no diagnóstico, na consulta clínica, no conhecimento geral e na capacidade de trabalhar num campo multiprofissional.

Todos os médicos residentes do país, pertencentes a serviços credenciados junto à SBOT, foram submetidos ao TARO. O médico Humberto Ângelo José Werneck Zamperlini, residente da Ortopedia no Hospital da Baleia, foi o segundo colocado do Brasil, dentre os residentes do segundo ano e sétimo lugar geral dentre todos os residentes do Brasil.

O residente também teve destaque no ano passado, quando alcançou o primeiro lugar dentre os residentes do primeiro ano de todo o Brasil. Ele explica que, a grande casuística do Baleia e o comprometimento do corpo clínico são fatores que podem justificar a nota obtida. “A residência em Ortopedia do Hospital da Baleia é quase única: proporciona aos médicos residentes aos mais variados tipos de situações e casos - desde os mais simples e prevalentes às complexas e raras síndromes - associada a um Corpo Clínico compromissado e empenhado na formação do residente. Portanto, a satisfatória colocação obtida no TARO em 2010 e 2011 reflete, principalmente, o sucesso e comprometimento de toda equipe e não, somente, um mérito meu, isolado”, explica. 


Baleia foi pioneiro a oferecer o Programa de Residência Médica no Brasil
Muito antes da regulamentação da Residência Médica numa modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, através do Decreto nº 80.281, de 05 de setembro de 1977, o Brasil viu surgir a primeira Residência Médica no Hospital da Baleia, que já nasceu com forte vocação para o ensino e a pesquisa.

De acordo com a SBOT, o primeiro médico mineiro com formação ortopédica foi o Prof. José Henrique da Matta Machado, graduado em Belo Horizonte em 1938. No ano de 1942, já como assistente da Faculdade de Medicina, especializou-se em ortopedia pediátrica. Após seu retorno em 1944, assumiu o serviço de ortopedia do Hospital da Baleia, onde instalou o primeiro programa de pós-graduação no país, seguindo os moldes atuais de residência médica. Em homenagem a esse médico, o Serviço de Ortopedia do Baleia leva o seu nome.

Hospital de Ensino
O Hospital da Baleia é credenciado pelos Ministérios da Saúde e da Educação como Hospital de Ensino. Devido à qualidade do serviço médico-hospitalar e dos programas de humanização, o Programa de Residência Médica do Hospital da Baleia, com 12 especialidades, é um dos mais procurados do Brasil. No ano passado foram ceca de 550 candidatos para 24 vagas. Este ano, o Hospital bateu recorde: foram mais de 800 inscrições.

Priscila Favaro

 
     
 
Humberto Zamperlini foi o 2º colocado dentre os residentes do 2º ano e o 7º lugar geral dentre todos os residentes do Brasil
Crédito: Baleia Imagem
 
     
 
Compartilhar
 
  Indique esta notícia para um amigo.  
     
 
Seu nome Seu e-mail
Nome do amigo E-mail do amigo
     
 
 
 
     
  :: Mapa do site   :: Fale Conosco   :: Webmail   :: Conselheiros  
     
  Rua Juramento, 1464, Saudade . Belo Horizonte . MG . CEP 30285-000 . (31) 3489-1500                                                       
 
 

Minuto Saúde