Novidade

A turminha do Maurício de Souza, um dos cartunistas mais amados do Brasil, chegou ao Hospital da Baleia nesta terça-feira, 6 de junho. A visita dos personagens integrou o lançamento do Projeto Dodói, criado pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale).

O Dodói foi desenvolvido com o objetivo de devolver às crianças que estão em tratamento oncológico a capacidade de sonhar e brincar. E cada pequeno paciente recebeu um kit do projeto, com 3 gibis, uma boneca da Mônica ou do Cebolinha, revistas de atividades, joguinhos e uma mochila.

O material é inteiramente lúdico, condição fundamental para a autoterapia das crianças, o que acaba contribuindo para a recuperação. Para auxiliar no entendimento dos materiais e também da própria doença, a equipe multidisciplinar do Hospital da Baleia, formada por psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais, foi capacitada para implementar o projeto e avaliar os resultados. E os médicos pediatras também. O kit contempla, ainda, material específico para os cuidadores das crianças, para que eles saibam lidar melhor com suas emoções e como interagir com a criança de maneira positiva para o tratamento.

“O Projeto Dodói é uma iniciativa de quem sabe a real importância dele: da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, que representa os pacientes. Eles e seus familiares precisam ser tratados com muito carinho num momento tão vulnerável em suas vidas. A oportunidade de aprender sobre a doença de forma lúdica desperta a compreensão da necessidade de enfrentar o câncer para vencê-lo”. Dra. Eugênia Valadares, coordenadora da Pediatria do Hospital da Baleia.

Oncologia Pediátrica no Hospital Baleia

O Hospital da Baleia foi uma das instituições escolhidas pela Abrale justamente pela tradição no atendimento oncológico infantil, uma das clínicas em que o hospital é referência no Estado de Minas Gerais.

O tratamento oncológico contempla toda a linha de cuidados, da primeira consulta às cirurgias e atendimentos ambulatoriais, além da quimioterapia e radioterapia. Apenas em 2016, o Hospital da Baleia realizou 24.300 atendimentos infantis, boa parte deles voltados para Oncologia, beneficiando pacientes de mais de 80% dos municípios mineiros.

HOSPITAL DA BALEIA

Assistência de qualidade a pacientes e desenvolvimento profissional para colaboradores.


Contato

Rua Juramento, 1464, Belo Horizonte / MG / Brasil.
Email : ouvidoria@hospitaldabaleia.org.br
Telefone: 31 3489 1500
CEP. 30.285-048
Consultas: 31 3465 5800

GALERIA

REDES SOCIAIS