História

A história do Hospital da Baleia data em 4 de julho de 1944. A antiga Fazenda do Baleia, na mata que leva o mesmo nome, foi cedida pelo então governador de Minas Gerais, Benedito Valadares, ao industrial mineiro Benjamin Ferreira Guimarães. Juntamente com seu filho, Antônio Mourão Guimarães e do médico e amigo, Baeta Vianna, Benjamin viabilizou, através da doação de 20 milhões de cruzeiros, a criação do hospital que foi construído como parte da Cruzada Mineira contra a Tuberculose. 

A primeira construção, hoje a Unidade Antônio Mourão, recebia até 250 crianças filhas de pais tuberculosos, que ali recebiam todo o amparo possível. As crianças doentes eram encaminhadas para a Unidade Hospitalar Maria Ambrosina, onde recebiam os primeiros socorros. 

Com o passar do tempo, o Hospital da Baleia especializou-se no atendimento cirúrgico e ortopédico. Na década de 50, passou a ser referência em Ortopedia no país. Gradativamente, nas décadas seguintes, o hospital ampliou a sua atuação oferecendo várias especialidades médicas. 

A instituição foi uma das primeiras de Belo Horizonte a estabelecer parceria com o poder público, em 1987, passando a atender por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), implantado no país no ano seguinte.

Segundo a diretora-presidente do Baleia, Tereza da Gama Guimarães Paes, uma das características que permitiu ao hospital essa longevidade é a capacidade da instituição em atrair bons parceiros para cumprir a missão de proporcionar assistência hospitalar de qualidade e humanizada, incentivar o ensino, a pesquisa e cumprir sua função social e filantrópica. 

Atualmente, o Complexo Hospitalar é composto pelas unidades Maria Ambrosina, Antônio Mourão, Núcleo Médico, antiga Unidade Antônio Chagas Diniz, que, até 2016, era utilizado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte como PAM Saudade, e o Centro de Radioterapia, que completa o tratamento de pacientes oncológicos com equipamentos de ponta.   

HOSPITAL DA BALEIA

Assistência de qualidade a pacientes e desenvolvimento profissional para colaboradores.


Contato

Rua Juramento, 1464, Belo Horizonte / MG / Brasil.
Email : ouvidoria@hospitaldabaleia.org.br
Telefone: 31 3489 1500
CEP. 30.285-048
Consultas: 31 3465 5800

GALERIA

REDES SOCIAIS