Núcleo de Pesquisa

Já na década de 40, o Hospital da Baleia demonstrou sua forte vocação para o ensino e pesquisa. A instituição foi a primeira a oferecer oportunidade de especialização para médicos recém-formados, muito antes da regulamentação da Residência Médica numa modalidade de ensino de pós-graduação. 

Como Hospital de Ensino credenciado pelos Ministérios da Saúde e da Educação, o Baleia recebe, anualmente, cerca de 4.000 alunos da área de Saúde, passam pelo Baleia em estágios, internatos e residências. 
 
O que estudantes de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Farmácia, Medicina, Nutrição e Psicologia aprendem em sala de aula é colocado em prática no hospital. 
 
A coordenação das atividades é feita pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP). Vale frisar que o Baleia também está apto a receber pesquisas na área médica, que são regulamentadas e acompanhadas pela Comissão de Ética em Pesquisa (CEP). 
 
Em 2012, a excelência do ensino no hospital foi comprovada pelo reconhecimento de um dos médicos preceptores do Baleia. O neurocirurgião, Josaphat Vilela Morais, foi agraciado com o Prêmio Asas da Liberdade, maior homenagem conferida pela Comissão Estadual de Residência Médica de Minas Gerais (CEREM-MG) e pela Associação de Apoio à Residência Médica, aos médicos instrutores do Estado de Minas Gerais.
 
A residência em Neurocirurgia do Baleia começou em 1976 e, desde então, o médico está à frente como professor. “A residência nesse hospital é resultado de um trabalho em conjunto e tem como objetivo o bem-estar dos pacientes. O residente nos ajuda a achar esse caminho, discordando, procurando literatura, novos ensinamentos e cobrando de nós. Aprendemos muito com eles”, comenta Josaphat Vilela.
 
Residência pioneira em Ortopedia:
 
Segundo informações extraídas do site da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), o primeiro médico mineiro com formação ortopédica foi o Professor José Henrique Mata Machado, graduado em 1938, em Belo Horizonte. No ano de 1942, já como assistente da Faculdade de Medicina, especializou-se em Ortopedia Pediátrica nos EUA. Após seu retorno, em 1944, assumiu o serviço de Ortopedia do Hospital da Baleia, onde instalou o primeiro programa de pós-graduação no país, seguindo os moldes atuais de Residência Médica. 
 
Contatos:
 
Macilene Vilma Gonçalves Ribeiro - coordenadora
Tel. (31) 3489-1677
 
NEP - Núcleo de Ensino e Pesquisa
Tel. (31) 3489-1548
 
COREME - Comissão de Residência Médica
Tel. (31) 489-1633

HOSPITAL DA BALEIA

Assistência de qualidade a pacientes e desenvolvimento profissional para colaboradores.


Contato

Rua Juramento, 1464, Belo Horizonte / MG / Brasil.
Email : ouvidoria@hospitaldabaleia.org.br
Telefone: 31 3489 1500
CEP. 30.285-048
Consultas: 31 3465 5800

GALERIA

REDES SOCIAIS